No dia 08 de abril é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença atinge cerca de 620 mil brasileiros por ano, das mais diversas formas. Dentre os casos, 90% são causados por fatores externos, por isso a conscientização para prevenção e cuidados diários são importantes para evitar problemas futuros.
Sedentarismo, alimentação sem cuidados, consumo de álcool, tabagismo, radiação solar, infecções por alguns vírus e exposição duradoura a alguns elementos cancerígenos são as causas mais comuns. Por isso, as campanhas de alerta e conscientização são de extrema importância e ganham cada vez mais força.
Reforçando o ideal da data, separamos alguns artigos que preparamos sobre campanhas, tratamentos e direitos dos pacientes.
A campanha dura todo o mês de outubro e serve para alertar sobre o câncer que mais atinge as as mulheres. No nosso texto, destacamos não só a importância do auto exame e medidas de prevenção, como explicamos os direitos de quem sofre com a doença.
Câncer de mama: quais são os direitos de quem combate a doença?
No mês seguinte tratamos da campanha que chama a atenção dos homens para o câncer de próstata e a quebra de tabus e preconceitos. A descoberta do câncer de próstata em estágio inicial aumentam, e muito, as chances de cura, além de poder diminuir a agressividade do tratamento.
Novembro Azul: Câncer de Próstata e os direitos do beneficiário do plano de saúde
A luta contra o câncer se moderniza a cada dia. A medicina desenvolve tratamentos cada vez mais eficazes e menos invasivos aos pacientes, como é o caso da Radioterapia por IMRT.
O procedimento muitas vezes não é coberto pelos planos de saúde. Muitas vezes, a negativa é abusiva e afronta os direitos do consumidor.
Radioterapia IMRT: o que fazer quando há negativa do plano de saúde?
Também trouxemos o alerta à prevenção e os cuidados relacionados a casos raros, respectivos tratamentos e os direitos dos pacientes.
Recentemente, o apresentador Tiago Leifert e a jornalista Daiana Garbin compartilharam como descobriram o câncer raro da sua filha de 1 ano, conscientizando a família sobre a necessidade de exames e consultas preventivas.
Retinoblastoma: o que você precisa saber sobre a doença?
No fim do ano passado foi sancionada a lei nº 14.238. O Estatuto da Pessoa com Câncer. Ela garante o tratamento integral das pessoas com câncer pelo Sistema Único de Saúde. Uma vitória para a população. Não poderíamos deixar de comentar sobre este importante marco legislativo
Sancionada Lei que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer
Continue acompanhando os nossos conteúdos! Aqui sempre temos informação segura e de qualidade, essencial para a defesa e o exercício de direitos e prerrogativas. Não fique com dúvidas. O tempo é fundamental para a eficácia dos tratamentos e para a cura. Procure um atendimento jurídico especializado para ter todo o suporte necessário.