Você conhece a campanha Janeiro Branco? Promovida por psicólogos e profissionais da área da saúde, ela tem como objetivo de promover o debate sobre a importância do cuidado com a saúde mental, bem como romper os estigmas da sociedade relacionados ao tema.
A campanha visa incentivar as pessoas a falarem sobre suas emoções e sentimentos e também é um convite à compreensão e informação de qualidade sobre os tratamentos mais adequados.
O assunto saúde mental ainda é considerado tabu no Brasil, país com o maior índice de depressão da América Latina, com cerca de 4,4% da sua população sofrendo dessa doença, taxa acima da média global, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
As estatísticas revelam que enquanto o mundo assistiu a uma queda no número de mortes por suicídio nos últimos anos, o Brasil vive um cenário oposto, com o aumento de 24% de suicídios cometidos por jovens de 10 a 19 anos.
Seja no trabalho, faculdade ou na vida pessoal, é preciso cada vez mais discutir e trazer transparência para a necessidade de cuidados com a saúde mental.
Depressão, ansiedade e fobias são apenas alguns dos transtornos que englobados pela saúde mental e que necessitam de cuidado profissional multidisciplinar adequado.
A escolha deste mês para protagonizar a campanha não é aleatória. O início do ano é tradicionalmente um momento de muito planejamento e expectativas, o que acaba trazendo uma grande carga de ansiedade para os indivíduos.
Além de assistência médica adequada, os planos de saúde são obrigados a cobrir sessões de Psicoterapia aos seus beneficiários. Contudo, muitas vezes as operadoras acabam limitando o número de sessões ou simplesmente glosando esse direito. Por isso, aqueles que optam por manter um plano de saúde precisam conhecer seus direitos.