A saúde e o cuidado dos pacientes devem ser sempre prioridades do médico, esteja ele ou não dentro de um ambiente hospitalar. No entanto, se algum dano for causado ao paciente em razão de erro médico ou de falhas do hospital, quem deve ser responsabilizado?
Conhecer a extensão da responsabilidade civil do profissional e do hospital é essencial para uma defesa acurada em processos administrativos e judiciais. Afinal, qualquer ato médico está sujeito a falhas, humanas ou não, que podem culminar em danos. Se um paciente é atendido em ambiente hospitalar, em quais situações o hospital deve responder caso seja apurado erro médico?
Para esta avaliação, é preciso entender circunstâncias como o vínculo do médico com a unidade hospitalar e entender os efeitos da responsabilidade civil, à luz do Código de Defesa do Consumidor.
Durante um atendimento, os profissionais envolvidos podem fazer parte do corpo clínico do hospital. Ou seja, são contratados pela casa de saúde, ou podem ser médicos que não têm vínculo com o hospital, apenas utilizam a estrutura do local para o atendimento dos seus pacientes.
Nesse último caso, quando o médico não faz parte do corpo clínico, a responsabilidade do hospital é subjetiva. Ou seja, o hospital responderá por danos causados apenas quando ficar comprovado algum defeito ou uma falha em seus serviços, como enfermagem ou hotelaria, por exemplo.
Em caso de defeitos ou falhas no serviço do hospital, que venha a ocasionar um acidente ou que afete o atendimento do paciente, como o mau funcionamento de algum equipamento, o hospital será responsabilizado independente da culpa dos envolvidos.
Trata-se de responsabilidade objetiva, baseada no risco que seu próprio negócio pode trazer à saúde dos pacientes. Quando a responsabilidade do hospital é analisada em conjunto com a atuação do médico, a lógica é diferente.
O hospital será responsável juntamente com o médico, quando o profissional fizer parte do corpo clínico, isto é, quando médico possuir vínculo (relação jurídica) com a unidade. Nesses casos, o hospital responderá subjetivamente, desde que seja constatada a culpabilidade do médico envolvido no atendimento, ainda que o profissional não tenha sido diretamente acionado judicialmente.
Na hipótese de somente o hospital ser demandado em decorrência de um erro médico, o profissional envolvido, se comprovada a sua culpabilidade, poderá sofrer uma ação de regresso do serviço.
Vale também mencionar que nessa situação, o hospital poderá excepcionalmente denunciar o médico à lide, para que seja devidamente apurada a sua conduta no caso, mediante perícia técnica. Esse foi o entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (Resp nº 1.216.424/MT).
As operadoras de planos de saúde também podem ser responsabilizadas por “erros médicos”, desde que seja configurada a culpa do médico e que o paciente tenha contratado o serviço médico por meio da empresa.
A Medicina é ciência biológica que, por sua própria natureza, depara-se com intercorrências que muitas vezes não possuem relação com falhas (ações ou omissões) humanas, mas sim com variáveis ligadas ao próprio paciente e fatores externos. Mesmo assim, em alguns casos, a responsabilidade por resultados adversos é imputada ao profissional médico.
É essencial separar situações desfavoráveis ou não esperadas por razões alheias à atuação do médico de atos culposos do profissional. Para isso, é fundamental a adoção de alguns cuidados, que auxiliam a minimizar a probabilidade do médico cometer erros ou ser acionado em razão de alguma adversidade enfrentada pelo paciente ou seus familiares, por conta do exercício da sua profissão.
Veja a seguir:
Mesmo seguindo todas as recomendações, o médico ainda está sujeito a errar no exercício da sua profissão ou ser responsabilizado em razão de algum dano causado a um paciente Caso isso aconteça, é fundamental que o profissional mantenha a calma e busque auxílio adequado para formular a melhor estratégia de defesa.
Nessas situações, entre em contato com um advogado ou assessoria jurídica de confiança para juntos definirem quais serão os próximos passos.