Contratar um plano de saúde não é uma das tarefas mais simples, pois essa decisão irá envolver muitas escolhas que estão diretamente relacionadas aos serviços que serão oferecidos, os quais precisam ser compreendidos antes da assinatura do contrato. O cenário ideal é conseguir fechar negócio com a empresa que oferece exatamente aquilo que você precisa dentro do valor que pode pagar. Para ajudar você nessa jornada, nós separamos algumas dicas importantes. Confira!
O primeiro passo é estar atento ou atenta ao valor da mensalidade e saber se a empresa que oferece o serviço está agindo de acordo com as normas que regulam o setor. Valores muito altos e muito baixos nas mensalidades devem ser motivo de desconfiança. Pesquise mais de um fornecedor, considere a cobertura assistencial, a abrangência geográfica e a rede credenciada, além de procurar o apoio de um corretor especializado antes de tomar a decisão e fechar negócio. Entender o valor da mensalidade, assim como os reajustes presentes no contrato, é fundamental.
Carência é o tempo que a pessoa precisa esperar para que o atendimento seja coberto pelo plano de saúde, em relação a consultas, procedimentos, internações e outros. Estar atento a ela é fundamental para evitar sofrer com alguma situação em que você não possa ser atendido. Para ajudar a tirar as dúvidas mais gerais sobre o tema, a ANS separou uma tabela com os serviços e os seus respectivos tempos de carência para os pacientes entenderem e, caso seja necessário, se programarem.
Este é um dos pontos mais importantes do contrato e deve ser prioridade de entendimento e resolução antes da contratação do seguro.
Algumas perguntas sobre os critérios de reajustes do plano de saúde são fundamentais, como por exemplo: “Existem critérios? Quais são eles? Quando eles ocorrem?”.
Na maioria dos casos, a alteração do preço da mensalidade ocorre em razão do reajuste financeiro anual e/ou pela mudança de faixa etária dos segurados. Procure entender como cada processo funciona e solicite os valores das mensalidades de diferentes idades para precaver-se.
Saiba tudo sobre os critérios de reajuste e conheça o histórico e a média desses valores nos últimos anos. Caso ainda haja dúvidas sobre o contrato e as cláusulas estipuladas, conte com a ajuda de um advogado.
A rede credenciada é o “conjunto de profissionais e estabelecimentos de saúde, incluindo médicos, consultórios, laboratórios, clínicas e hospitais, indicados pela operadora do plano de saúde para atendimento aos beneficiários”. Procure saber quais são os lugares que aceitam o seu seguro saúde para evitar perda de tempo e dores de cabeça. Atenção para este ponto na leitura do contrato e exija a lista da rede credenciada para o seu corretor.
Ao contratar o plano de saúde, o consumidor deve estar ciente de que nem todos os serviços estarão cobertos. A obrigação das empresas de planos e seguros saúde é oferecer as consultas, exames e tratamentos previstos no contrato. Por isso, estar atento ou atenta às coberturas excluídas antes de assinar o contrato, é essencial.
Isso não significa, contudo, que todas as cláusulas que tratam das coberturas excluídas são legais. Por exemplo: um plano que não cobre cirurgias estéticas pode negar uma reconstrução mamária reparadora para uma paciente? Os casos deverão ser avaliados individualmente e, eventualmente, o consumidor precisará do auxílio de um advogado.
Peça para a empresa ou para o seu corretor especializado o número de registro da operadora e do plano na Agência Nacional de Saúde (ANS). Com esses dados você pode conferir o histórico dessa operadora que está pensando contratar.
O registro está devidamente ativo? Qual empresa recebe mais reclamações de seus consumidores? O que o órgão tem para mostrar sobre a prestadora de serviços? Todas essas informações são importantes na hora de tomar a decisão.
Parentes de 1º a 3º grau, cônjuge, esposa ou companheiro, parentes por afinidade, enteados etc. Informe-se sobre quem são os dependentes daquele modelo de contratação de plano de saúde, saiba quais as condições de inclusão dessas pessoas e até quando eles podem permanecer nesse regime. Ninguém quer ser surpreendido por uma situação em que um atendimento médico é negado a uma pessoa com a qual nos importamos, não é mesmo?
Por fim, se você analisou todos os critérios acima e tomou a sua decisão, lembre-se de: